top of page
Buscar

O que é uma criptomoeda?

Atualizado: 9 de jun. de 2021

Uma criptomoeda é uma forma digital de dinheiro. Você pode usá-las para pagar seus amigos por sua parte no bar, comprar aquele novo par de meias 👀 ou reservar voos ✈️ e hotéis 🏨 para as suas próximas férias. Como a criptomoeda é digital, ela pode ser enviada para amigos e familiares em qualquer lugar do mundo.

Da mesma forma que PayPal ou transferências bancárias, certo? Na verdade não. É muito mais interessante!

As plataformas (gateways) de pagamento online tradicionais pertencem a organizações. Elas armazenam seu dinheiro e quando você quer usá-lo, você deve pedir que elas o transfiram.

Em criptomoedas, não existe uma organização. Você, seus amigos e milhares de outras pessoas podem atuar como seus próprios bancos executando um software livre. Seu computador se conecta a computadores de outras pessoas, ou seja, você se comunica diretamente – sem a necessidade de intermediários!

Para usar criptomoedas, você não precisa se inscrever em um site com um endereço de e-mail e senha. Você pode baixar uma grande variedade de aplicativos em seu smartphone e em poucos minutos, começar a enviar e receber criptomoedas.


Por que são chamadas de criptomoedas?


O nome criptomoeda é a combinação de criptografia e moeda. Com criptografia e matemática avançada, garantimos a segurança dos fundos, certificando-se de que ninguém mais possa gastá-los."

Não há necessidade de entender tudo isso – os aplicativos que você usa farão todo o trabalho pesado para você.


Então, esse dinheiro mágico da Internet não é propriedade de ninguém e usa criptografia para proteger o sistema. Mas já existem aplicativos para pagar as pessoas – por que eu deveria me importar?

Permissionless (sem restrições)

Ninguém pode lhe impedir de usar suas criptomoedas. Os serviços de pagamento centralizados, por outro lado, podem congelar contas ou impedir que transações sejam efetuadas.


Resistente à censura

Devido à forma como a rede foi projetada, é praticamente impossível que hackers ou outros invasores a desliguem.


Um método de pagamento rápido e barato

Quando você faz uma transação com alguém do outro lado do mundo, seu dinheiro pode chegar para essa pessoa em segundos – por um custo muito menor do que o de uma transferência bancária internacional.


E aquele tal de Bitcoin que seu amigo ou parente vive falando? É a primeira criptomoeda criada e até o momento, a mais popular.



Quem inventou o Bitcoin?

Surpreendentemente, ninguém sabe ao certo quem inventou o Bitcoin. Conhecemos apenas o pseudônimo - Satoshi Nakamoto. Satoshi pode ser uma única pessoa, um grupo de programadores ou ainda, se você acredita em teorias mais estranhas, um alienígena que viaja no tempo ou um equipe secreta de algum governo.

Satoshi publicou um documento de 9 páginas em 2008, detalhando sobre o funcionamento do sistema Bitcoin. Meses depois, em 2009, foi lançado o software.


O Bitcoin serviu como base para muitas outras criptomoedas. Alguns eram baseadas no mesmo software, enquanto outras tinham uma abordagem bem diferente. Ok, mas qual é a diferença entre todas as criptomoedas?

A simples listagem de todas as diferentes criptomoedas levaria semanas. Algumas são mais rápidas, outras oferecem maior privacidade, algumas são mais seguras, outras são mais "programáveis".

Existe um provérbio comum no ecossistema das criptomoedas: Do Your Own Research (DYOR), que significa, faça sua própria pesquisa. Não dizemos isso de forma rude, acredite. Significa apenas que você deve buscar por informações e não acreditar em uma única fonte da "verdade".

Antes de investir seu dinheiro em um projeto específico, certifique-se de cumprir seu dever.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Olá Mineradores, 👋

Bem-vindo à CriptonoBolso! Nossa missão é educar os brasileiros sobre o potencial transformador das criptomoedas e da tecnologia blockchain. Neste blog, você encontrará muitos artigos sobre tudo, desd

Комментарии


bottom of page